OTICS BARRA

Avenida Ayrton Senna, 2001 - Bloco C - Barra
Tel: 3325-6365 / 3325-3632

VISITANTES ONLINE

agenda

REUNIÃO SOBRE ESPOROTRICOSE

O Município do Rio de Janeiro enfrenta uma epidemia de casos humanos de esporotricose. Por conta disto, a Gerência de Dermatologia Sanitária promoveu em conjunto com a DAPS/CAP4.0 ,no dia 3/2/2014, 13:30 h no auditório da OTICS/CAP4.0 uma capacitação para profissionais de nível superior (médicos, enfermeiros, gerentes técnicos, apoiadores, dermatologistas), em Esporotricose.

A Palestrante a Drª. Rilza Coutinho da Gerência de Dermatologia Sanitária, abordou:
CONCEITO : esporotricose é uma micose subaguda ou crônica causada, na maior parte dos casos, por implantação traumática percutânea do fungo dimorfo Sporothrix schenckii.
TRANSMISSÃO •Doença ocupacional – "doença dos jardineiros“, agricultores, floristas, mineiros, veterinários, profissionais de laboratório •Transmissão Zoonótica - animais doentes ou portadores do fungo em cavidade oral – rato, cão, tatu, GATO e outros o tratamento e a cura.

A importância e objetivos da Vigilância Epidemiológica :Diagnosticar e tratar as pessoas afetadas, visando evitar sequelas. Diagnosticar e tratar os gatos afetados e envolvidos na cadeia de transmissão.

Identificar áreas geográficas onde o agente mais se dissemina, para colocar em prática as políticas de saúde e vigilância, como recolhimento dos animais ermos, seu respectivo tratamento e castração.

Os profissionais  presentes a capacitação demonstraram grande interesse participando ativamente tirando dúvidas que foram esclarecidas pela palestrante.Foi pactuado o compromisso com os fluxos estabelecidos para o diagnósticos e encaminhamentos corretos as referencias quando necessário.















# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário