No próximo dia 31 de maio, comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco. O tabagismo mata atualmente cinco milhões de pessoas no mundo por ano e 200 mil no Brasil, com previsão de aumento da mortandade para dez milhões em 2020. Por conta dessas estatísticas, a OMS considera o tabagismo a principal causa de morte evitável em todo mundo, sete pessoas morrem diariamente vítimas do tabagismo passivo representando um dos mais graves problemas de saúde pública dos tempos atuais.
Além do dano à saúde, o dano ambiental também é considerável. Para cada 300 cigarros produzidos derruba-se uma árvore. Estima-se que 25 % dos incêndios são relacionados à baga de cigarro.
Neste 31 de maio de 2011 a Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento 4, promoverá ações que objetivam informar a população sobre os riscos do cigarro e orientar aqueles que desejam largar o vício , nas suas Unidades Básicas de Saúde ,Estratégias de Saúde da Família e no Hospital Raphael de Paula .
Haverá uma caminhada onde na Av.Sernambetiba e os profissionais da Coordenadoria da Area de Planejamento 4 junto com as equipes da Estratégia do Saúde da Família abordarão a população na Av.Sernambetiba,na Barra da Tijuca ,distribuirão cartazes e folders educativos sobre o controle do tabaco nos quiosques ,postos de gasolina, bares , restaurantes nos sinais de trânsito. como uma forma de conscientizar a população sobre os malefícios do tabagismo
ATIVIDADES DO DIA MUNDIAL SEM TABACO
As principais atividades do dia 31 de maio são:
Em Brasília, haverá dois eventos. O primeiro começa às 8:30, na Organização Pan Americana de Saúde (OPAS). Será um workshop, intitulado “Tabaco, Doenças não-Transmissíveis e Desenvolvimento”. A intenção é discutir a implementação da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco no país, identificar os principais desafios e os esforços que devem ser feitos entre diversos parceiros, como as agências das Nações Unidas, os organismos de saúde e a sociedade civil.
O segundo evento é um fórum das entidades médicas sobre tabagismo, que acontecerá a partir das 14:30, no auditório Interlegis, do Senado Federal. Seu objetivo é promover o debate dos projetos de lei em tramitação no Senado sobre a promoção de ambientes livres de tabaco. As sociedades médicas apresentarão um painel com as evidências científicas sobre os efeitos para a saúde causados pela exposição à fumaça ambiental de tabaco.
Em São Paulo, a ACT participa do lançamento da Frente Parlamentar contra o Crack e outras Drogas, na Assembléia Legislativa, a partir das 9h. A ACT tratará de questões ligadas ao tabagismo e de medidas preventivas, como o projeto de lei do deputado Donizete Braga, sobre proibição da exposição de maços de cigarros em pontos de vendas no estado de São Paulo.
No Rio de Janeiro, A ACT, em parceria com o Centro de Câncer de Brasília (Cettro) e o Instituto Nacional do Câncer (INCA), participará de cerimônia no Cristo Redentor, às 18h, para lançamento da edição 2011 do movimento “Sem Tabaco, 100% Fashion, que usa a moda para alertar jovens e mulheres para os malefícios do cigarro. Na ocasião, o Cristo ganhará iluminação em vermelho.
0 comentários:
Postar um comentário